Conceito de Mais Valia
O conceito formulado por Karl Marx foi amplamente estudado durante os séculos que suscederam, e influenciaram pensadores e políticos em todos o mundo. A análise do conceito e do contexto da atividade operária do século XVIII, trás algumas reflexões relacionadas ao que significa no tempo de hoje, o mundo pós moderno, Mais Valia. Este é um conceito estudado por outros intelectuais, como o liberal Adam Smith.
O conceito traz a idéia de trabalho não pago, daquela parte da produção do operário que fica para o capitalista. Em sua análise Marx estabelece que a Mais Valia é fundamental para o capitalismo. Que o valor do pagamento dos salários não pode ser maior do que os custos que envolvem a organização dos meios de produção para gerar o capital. Nesse sentido se acenta a maior crítica do marxismo x capitalismo. A injustiça na exploração da mão de obra do empregado.
É importante entender que a quantidade de salário nunca pode ser maior do que os custos para manutenção da estrutura do capital. Para Marx, o trabalho do operário é capaz de produzir valor, portanto Mais Valia. E nesse contexto, ele diferencia da atividade intelectual, como sendo uma atividade que não é capaz de produzir Mais Valia. portanto, uma atividade não produtiva.
A mais valia absoluta – “Consiste na intensificaçao do ritmo de trabalho, por meio de uma série de controles impostos aos operários, que incluem a mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva ate a cronometragem e determinação dos movimentos necessários a realização das terefas”, e a mais valia relativa – “aumento na produtividade resultante de novos métodos de produção, no qual, o trabalho morto sob forma de máquinas assume o lugar do trabalho vivo e reduz o valor dos bens individuais”.
São duas definições que envolvem o conceito de Mais Valia. Em ambas, as mudanças na intensificação do trabalho operário ou a troca de sua mão de obra humana pelos maquinários promovem um aumento da produção. Mas em embas o trabalho produzido não é pago, pois fica para o capital. Ao operário resta somente o salário, ou seja, ele recebe somente uma parte específica e muito pequena de tudo que produz. O trabalho produzido pelo trabalhador nunca é o que ele recebe.
Dentro do sistema capitalista, a dinâmica do perário acontece em um universo volátil, sujeito a inúmeras influências sociais ao longo do tempo, onde varia o lucro, e assim também a mais valia.
A característica da Mais Valia absoluta é a intensificação da quantidade de trabalho do operário, ou seja, aumento da quantidade de tempo que ele será produtivo e produzira aumento de mais valia. Dentro dessas condições as recentes alterações no regime de previdência social, que aumenta o tempo de contribuição do trabalhador poderia ser considerado uma forma de exploração da Mais Valia Absoluta?
Observa-se na sociedade atual, pós moderna, rápida e diversificada é comum a demanda por pessoas multifuncionais, que atuam em várias tarefas ao mesmo tempo, e desse modo, uma única pessoa acumula o trabalho de diversas outras desempenhavam. Esse tipo de demanda moderna poderia ser considerada uma forma de Mais Valia Relativa?
As críticas ao fenômeno Mais Valia descrito por Marx ao capitalismo fomentam a criação de um novo sistema mais justo.
Ao analisar a União Soviética, considerada uma experiência socialista positiva, encontramos alguns autores que questionam a sua condição porque eles nunca aboliram a Mais Valia. Alguns autores marxistas defendem a tese de que a União Soviética seria uma espécie de capitalismo de Estado. Onde o Estado, os burocratas, ou seja, aqueles que não exercem a atividade produtiva, estariam na mesma condição da burguesia opressora do seculo XVIII.
Os conceitos da obra de Marx são amplamente estudados desde o ensino médio, trazendo uma série de reflexões que relacionam os conceitos com a realidade dinâmica e fluida do período pós moderno vividos por nos com o precário cenário vivido pelo proletáriado nas minas de carvão e linhas de produção nas fábricas inglesas.
https://youtu.be/H8090Yd3KqI
Resumo
Comentários
Postar um comentário